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Receção de Alunos e Encarregados de Educação - Escola Sede - Ano letivo 2018/2019

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Mensagem do Diretor - 2018/19

VALONGO DO VOUGA 2018/2019 – RENOVAR E/PARA CRESCER COM QUALIDADE!

 

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O NOSSO COMPROMISSO COM OS ALUNOS E FAMÍLIAS DESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS É:

 

- TRABALHAR EM PROL DOS NOSSOS ALUNOS, NA LÓGICA DA PROMOÇÃO DE UMA FORMAÇÃO PESSOAL E HUMANISTA, DO SUCESSO EDUCATIVO E DA DIMENSÃO CÍVICA E SOCIAL: a escola deve funcionar como elevador ético, cultural e social.

- RECEBER E INTEGRAR BEM OS NOSSOS ALUNOS: agrupamento preocupado com todos, recebe e apoia todos os alunos, independentemente de origem social, estatuto socioeconómico, necessidades educativas especiais ou qualquer outra condição. E, sem exceções, com transporte público para todos (Câmara Municipal).

- MELHORAR A TRANSIÇÃO ENTRE CICLOS: anossa experiência em vez dos experimentalismos.

- PERANTE A INCERTEZA E A IMEDIATEZ DIÁRIAS, TEIMAR NAS CERTEZAS POSSÍVEIS – sempre em mudança e com menos previsibilidadade do que antes, entre as visões parcelares e as informações falsas, continuar a trabalhar para que a nova geração, que tem um enorme potencial, seja bem (in)formada.

- RODEADOS PELA TECNOLOGIA E PELA HIPERESTIMULAÇÃO, SOBRETUDO NAS CRIANÇAS, POCURAMOS O NECESSÀRIO EQUILÍBRIO ENTRE “O SEMPRE LIGADO” (QUE DESCONECTA AS PESSOAS DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO) E O USO ENRIQUECEDOR DAS TECNOLOGIAS.

- CONTINUAR A SER UMA ESCOLA QUE (SE) PENSA – Ver no tempo dedicado a pensar, a refletir, a monitorizar, uma necessidade, uma premência, entre o silêncio que harmoniza e a crítica que provoca ação.

- AJUSTAR, DIVERSIFICAR, FLEXIBILIZAR as matrizes curriculares, as estratégias de ensino-aprendizagem e os critérios e instrumentos de avaliação. Enfoque central na avaliação formativa.

- PROCURAR incessantemente a MOTIVAÇAO, o sentido crítico e a criatiVIDAde. Temos que procurar pequenas soluções, concretas, passo a passo, a reinvenção calculada das práticas. E dar musculação aos bons projetos.

- APRIMORAR RESULTADOS E METAS, com muito orgulho como Agrupamento TEIP, mantendo a trajetória de melhoria de resultados e de aumento do número de alunos.

- MANTER E MELHORAR HISTÓRICO DE INCLUSÃO - Escolas com ambiente familiar, profissionais com qualificações variadas, especializadas (professores, psicóloga, mediadora/técnica superior de serviço social), diferentes modalidades de apoio educativo-pedagógico, projetos para uma sã competitividade (prémios de mérito, caderneta de cromos, concursos de leitura, de matemática).

- LUTAR PELA/PARA A PERSONALIZAÇÃO, pois o agrupamento tem, em geral, turmas pequenas (nº2 do artº 19º e com o nº2 do artº 20º do Despacho Normativo nº1-B/2017, de 17 de abril) - redução de alunos por turma (Agrupamentos TEIP).

- APOSTAR NUMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA, com saberes e valores - Projetos com excelentes resultados no desporto, na ecologia (eco-agrupamento), na ciência (Ciência nas Escolas), na saúde e nas artes; continuaremos a reforçar a defesa de valores como a solidariedade, o humanismo, a igualdade e a paz e a visão de que vale mais “cabeças bem pensantes do que cabeças cheias.”

- USUFRUIR E PRESERVAR as condições físicas daescola-sede e de três centros escolares novos (Arrancada do Vouga, Macinhata do Vouga do Vouga e Trofa), as quais incluem, entre outras, infraestruturas como um campos de ténis e um campo de mini-golfe.

- COMUNICAR de forma franca, num ambiente familiar e personalizado, procurando que cada aluno goste de ir à escola e lá se sinta bem.

 

 

O diretor, Vítor Manuel T. Martins

 


Manuais Escolares gratuitos.

Manuais escolares gratuitos .

Famílias

1 - Aceda a www.manuaisescolares.pt
e registe-se usando o número de
contribuinte. O número de
contribuinte considerado é o do
encarregado de educação.

2 - Depois de confirmar os dados
referentes ao aluno, descarregue
o(s) voucher(s) (imprimindo ou
usando a aplicação móvel).

3- Consulte a rede de livrarias
aderentes e dirija-se à que mais
lhe convier.

4 - Na livraria, entregue o(s) voucher(s)
para levantar os manuais a que tem
direito.

5 - Confirme que os manuais que
recebeu correspondem ao(s)
voucher(s) entregue(s).

ATENÇÃO!
Cada voucher corresponde a um
código pessoal e intransmissível
e só pode ser usado uma vez.
Apenas o encarregado de educação
consegue aceder aos dados do aluno.

 

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XI Jornadas Educativas

WEB cartaz jornadas 2018

 

No próximo dia 28 de março de 2018 (quarta-feira), realizar-se-ão as XI Jornadas Educativas do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, na Escola Sede do Agrupamento, intituladas (Des)Construir a Escola.


Este ano pretendemos refletir acerca da mudança necessária na Escola, visando a desconstrução de velhas práticas e a adoção de estratégias, metodologias e práticas que visem a inovação pedagógica e uma escola verdadeiramente inclusiva para todos.


Neste sentido, iremos contar com a presença, da parte da tarde, da Professora Doutora Ivete Azevedo da
EPIPSE – Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo, Direção Geral de Educação (DGE), com a comunicação intitulada Inovação Educativa: para quê, como e quando? e da Professora Doutora Filomena Pereira da DSEEAS – Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos, Direção Geral de Educação (DGE), com a comunicação intitulada Enquadramento legal para uma Escola Inclusiva – o que há de novo?.

Na sessão noturna, contaremos com a presença da Dra. Paula Varandas para debater a problemática da criminalidade juvenil, através da comunicação intitulada Educar para o Direito – Criminalidade Juvenil: perspetivas jurídicas.

Em anexo enviamos o programa detalhado. A participação é livre, com direito a certificado, mas sujeita a inscrição – clique aqui. Deverá ser feita uma inscrição por participante.

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional poderá ser enviado para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Download do programa:

pdfprograma XI Jornadas AEVV

 

Programa | Tarde

Participação gratuita, sujeita a inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

|14h00 – Abertura do secretariado e recepção dos participantes

|14h30 – Sessão de Abertura

|15h00 – Sessão 1 – Inovação Educativa: para quê, como e quando?

Ivete Azevedo – EPIPSE Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo, Direção Geral de Educação (DGE)

|16h00 – Sessão 2 - Enquadramento legal para uma Escola Inclusiva – o que há de novo?

Filomena Pereira - DSEEAS – Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos, Direção Geral de Educação (DGE)

|17h00 – Debate

|17h30 – Momento musical

Programa | Noite

Dirigido a pais/encarregadas de educação, assistentes e toda a comunidade educativa

|20h00 – Recepção dos participantes

|20h15 – Momento musical – AEC de Macinhata, Trofa e Valongo do Vouga

|20h30 – Sessão 3 – Educar para o Direito – Criminalidade Juvenil: perspetivas jurídicas

Paula Varandas – Educar para o Direito - Fórum Justiça Independente

|21h45 – Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito e de Valor

|22h15 – Momento cultural

|22h30 – Sessão de Encerramento

 

Contamos com a sua presença!

 

 

 

 

 

ANUÁRIO 2017/2018

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ANUÁRIO

2017/2018

1º período em revista – Versão Digital

 

 

 

Link na Imagem

 

 

Nos últimos anos a nossa Revista/Anuário tem sido apresentada à comunidade em versão-papel, convidando a que todos os alunos, pais, professores, técnicos, assistentes e parceiros educativos a possam folhear, revisitar, sentir e, naturalmente, guardar na estante - e que bem lá fica!

Este ano, optámos por oferecer a Revista/Anuário em versão digital, podendo, eventualmente, no final do ano, voltar a aparecer a versão em papel, dependendo dos apoios dos nossos parceiros educativos. Assim, torna-se possível saborear, mais cedo, período a período, o ritmo, alegria e qualidade das atividades que se vão realizando, dia a dia, semana a semana, mês a mês. Tal formato digital só é possível se, como aconteceu no 1º período, os professores se responsabilizarem pelo envio regular e atempado dos registos fotográfico e textual – estes devem ser curtíssimos e, se possível redigidos pelos alunos, destacando sobretudo os títulos, a frase descritivo-publicitária. A versão digital aparece em forma de livro, que se pode folhear, forma a que se devem submeter, entretanto, as versões em papel (edições dos últimos anos).

Claro que queremos saber a opinião de todos sobre estas modificações e encontrar a solução mais funcional, rica e sentida! Afinal, é a nossa revista, o nosso anuário, o nosso livro, a nossa fotobiografia, a nossa história! Bem haja!

O diretor

http://issuu.com/aevalongodovouga/docs/anuario_digital_2017_18__1_periodo

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