Notícias
banners-1

Parlamento dos Jovens de volta

a

 

b

 

d

 

JOVENS PARLAMENTARES VALONGUENSES
EM EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
Parlamento dos Jovens de volta

No dia 19 de janeiro, decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Valongo do Vouga a sessão escolar do Parlamento dos Jovens, com 14 dos 15 deputados eleitos a esta sessão.

Depois de alguns anos de interregno, o projeto “Parlamento dos Jovens” voltou a ser desenvolvido no Agrupamento de Valongo do Vouga. Este ano, em que o tema a debater para o ensino básico é “Que estratégias para combater a desinformação?”, duas turmas, o 8ºD e o 9ºC, aceitaram o desafio e apresentaram listas candidatas ao Parlamento dos Jovens, cada uma com dez elementos. Depois de debates realizados em Cidadania e Desenvolvimento e em Expressão Dramática, e uma atividade sobre o tema com o Jornal de Notícias, cada lista apresentou a proposta de três medidas que se poderiam desenvolver para combater a desinformação.

Após uma campanha eleitoral, que decorreu entre 12 e 14 de janeiro, realizou-se o ato eleitoral, que decorreu no dia 18 de janeiro e no qual, de um universo de 376 eleitores, participaram 191 alunos. Após a contagem dos votos foram eleitos 10 deputados da lista B, do 9º ano, e 5 deputados da lista A, do 8º ano.

Na sessão escolar, presidida e secretariada por duas das deputadas eleitas pela lista B, respetivamente as alunas Bruna Santos e Carolina Caetano, foram apresentadas e votadas as medidas de cada lista. As medidas mais votadas irão compor o projeto de recomendação da Escola. Foram ainda eleitas, como deputadas à Sessão distrital, que irá decorrer no dia 4 de abril em Aveiro, as alunas Victoria Alcobia e Lara Santos, do 9º ano, ficando como suplente a aluna Mafalda Miranda, do 8º ano. A aluna Carolina Caetano foi a candidata à presidência da mesa na sessão distrital, escolhida pelos deputados presentes na sessão.

Participaram também na comissão eleitoral e na mesa eleitoral as alunas Maria Glória, do 9º B, e a Joana Jesus, do 8ºB. Para além disso estiveram presentes na mesa eleitoral a Maria Francisca Mendes, do 8ºD, e a Leonor Ferreira, do 9ºC. A Comissão Eleitoral foi presidida pela docente Carla Freitas.

Parlamento dos Jovens 2022

logo

 

Calendarização

 

Apresentação de Candidaturas

Até 10 de janeiro de 2022

 

Campanha Eleitoral

De 12 a 14 de janeiro de 2022

 

Eleições

18 de janeiro de 2022

Local: Biblioteca

Horário: 9:30 às 15:30

 

Sessão Escolar

19 de janeiro de 2022

Local: Biblioteca

Horário: 14:30/15:00

 

pdfListas Parlamento dos Jovens - Lista B

Tomada de Posse da Associação de Estudantes

ae

 

 

No dia 17 de novembro a Associação de Estudantes do AEVV tomou posse na Biblioteca Escolar da escola sede, com a presença da diretora, Teresa Olaio, da presidente do Conselho Geral, Rosário Rocha e da Vereadora da Educação, Marlene Gaio.
A vereadora da educação, Dr.ª Marlene Gaio iniciou a cerimónia dando os parabéns à Associação de Estudantes desejando-lhes um bom mandato e oferecendo a colaboração da autarquia nos projetos que estes se propõem a realizar. A diretora do AEVV, professora, Teresa Olaio, reforçou as palavras da vereadora dizendo que a participação dos alunos na vida do AEVV reveste-se da maior importância, assim como o desenvolvimento do espírito de associativismo das vivências democráticas e do sentido cívico, que são parte integrante das aprendizagens essenciais.
A diretora deu ainda a conhecer algumas das propostas que fazem parte do plano de ação desta associação e deu a conhecer os estatutos da mesma. Finalizou a sua intervenção dirigindo as seguintes palavras ao presidente: “Nunca te esqueças que a ferramenta mais importante de um líder é o seu próprio exemplo”, ainda que a comunidade educativa deseja um bom mandato à nova equipa, estando a direção do AEVV disponível para colaborar na concretização das atividades propostas.

 

 

 

(In)formar 8

InFormar8

 

pdfInFormar8.pdf

Sessão de Esclarecimento sobre "Adaptações Curriculares Não Significativas"

IMG 20211110 161219

 

IMG 20211110 161242

 

No dia 10 de novembro, o grupo de Educação Especial dinamizou uma Sessão de Esclarecimento sobre "Adaptações Curriculares Não Significativas" (ACNS), conforme previsto no Plano de Formação Interno do Agrupamento.

 

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box