Notícias
banners-1

Hastear da Bandeira Verde na Escola Básica de Macinhata do Vouga

 

hastera macinhata

 

No dia 15 de dezembro, a comunidade educativa da E.B. de Macinhata do Vouga procedeu ao hastear da Bandeira Verde 2021/22 com festa e alegria, entoando a canção “A Terra” e plantando um azevinho. Esta planta, em vias de extinção, traz consigo, além do belo efeito ornamental natalício, as mensagens de proteção, felicidade e paz.

Após a cerimónia, realizou-se o 1.º Eco-conselho. Os conselheiros renovaram o compromisso de continuar a exercer uma participação ativa na defesa do ambiente e da sustentabilidade.

Queremos agradecer a colaboração de todos os envolvidos.

Parlamento dos Jovens - listas concorrentes e respetivas propostas

parlamento jovem

O Parlamento dos Jovens, criado em 1995, é um projeto desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático aos alunos do Ensino Básico e Secundário. Simulando o processo das Eleições Legislativas de Portugal.


Seguem as listas concorrentes e respetivas propostas:

 

pdfLista A

pdfLista B

 

Prémio de Mérito leva valonguenses a PARIS!

px

 

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, três alunos do 7º ano da Escola Básica de Valongo do Vouga, acompanhados por duas professoras, tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Paris, graças ao Prémio de Mérito Cívico Dr. Pedro Xavier.
Apesar dos dias frios e cinzentos que acompanharam os “turistas valonguenses”, Paris, conhecida como Cidade Luz, foi capaz de proporcionar-lhes momentos mágicos, quentinhos, inesquecíveis. Desde a visita à emblemática Torre Eiffel, passando pelo passeio no rio Sena, e pela caminhada pelos Campos Elísios em direção ao Arco do Triunfo, tudo isto envolvido pela fantástica decoração natalícia nas ruas e lojas comerciais, fez, desta oportunidade, uma experiência enriquecedora, mesmo inesquecível. Para quem a proporcionou fica, da parte da escola e dos alunos, um enorme “Merci”.

Hastear da Bandeira Verde na Escola Básica da Trofa

Foto Hastear Bandeira

 

 

No dia 2 de dezembro, foi hasteada a Bandeira Verde na Escola Básica da Trofa.
O evento reuniu toda a comunidade escolar (primeiro ciclo e pré-escolar), a direção do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, representada pela professora Ângela Barreto, e a Associação de Pais da EB da Trofa, representada pela sua presidente Ana Barros.
Este é um gesto simbólico que demonstra o orgulho no Galardão atribuído pela ABAE, no âmbito do Programa Eco-Escolas, como reconhecimento do trabalho realizado pela comunidade escolar, no envolvimento nos projetos temáticos, de sensibilização e promoção de atitudes e comportamentos mais sustentáveis no quotidiano escolar e da comunidade, ao longo do ano letivo transato.
Ao som dos tambores da Fanfarra da Escola “A Mourisquinha”, sob a direção da Professora Goreti Albuquerque, a bandeira subiu o mastro, num momento de alegria e de orgulho sentido por todos.
Fica uma nota de agradecimento a todos os alunos, ao corpo docente e a todas as assistentes operacionais que, diariamente, contribuíram para a conquista deste prestigiante reconhecimento.
Agradece-se ainda aos parceiros Câmara Municipal de Águeda e Junta de Freguesia da Trofa, que apoiam e contribuem com recursos e materiais necessários à concretização de diversas ações.

HASTEAR DA BANDEIRA VERDE NA EB DE VALONGO DO VOUGA, 29 DE NOVEMBRO DE 2022

1abg

 

2ryj

 

Hoje, dia 29 de novembro a Escola Básica de Valongo do Vouga hasteia, uma vez mais, a bandeira verde. Para nós, enquanto escola e agrupamento é um grande orgulho que professores e alunos abracem os desafios lançados pelo programa eco escolas.

A promoção da mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, a proteção da biodiversidade e do território e a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis, têm sido projetos em destaque neste agrupamento de escolas.

O programaEco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

Temos a plena consciência que os desafios, que as questões ambientais nos colocam hoje, requerem alterações profundas na nossa visão e funcionamento, quer da sociedade em geral, quer das Escolas e dos Agrupamentos em particular. Sabemos que, para uma educação com sentido, é necessário caminharmos no sentido de um equilíbrio com a natureza. É em contexto escolar, que se dotam as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à preservação do meio ambiente, contribuindo para a Sustentabilidade do Planeta Terra.

Agradeço às coordenadoras deste projeto, à junta de freguesia, aqui na pessoa do senhor presidente, nosso parceiro neste e noutros projetos, à autarquia, na pessoa da Dr.ª Susana Oliveira, a vocês alunos que tão bem defendem a natureza e nos ensinam que são os passos, os pequenos passos e pequenas mudanças de atitudes que fazem os caminhos.

A todos, bem-haja!

Valongo do Vouga, 29 de novembro de 2022.

A diretora,

Teresa Olaio

2022/2023 ELEIÇÃO PARA A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES NOVA CALENDARIZAÇÃO

ae

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box