
Apresentação do Projeto Educativo 2025-2029 do AEVV
https://www.youtube.com/watch?v=5ZIrxS3iayc


No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, um programa da Assembleia da República organizado em colaboração com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, procura, este ano letivo, promover a reflexão e o debate em torno do tema “Literacia Financeira: os Jovens CONTAM”, decorreu no dia 12 de janeiro, na Biblioteca da nossa escola, um debate com a participação da Deputada à Assembleia da República Susana Correia, eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, alunos e professores.
A sessão foi dividida em duas partes. Na primeira, a deputada convidada teve a oportunidade de partilhar o papel e o trabalho dos deputados que é feito na Assembleia da República, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento. Na segunda parte, os alunos, e professores puderam questionar o deputado acerca dos temas em debate.
Foi, também, uma ocasião para inspirar os jovens no respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação da vontade da maioria.
Destacamos o interesse e a participação dos alunos na discussão dos temas em debate.
Foi uma ação muito participada por um conjunto de jovens mobilizados e empenhados pela causa pública e por fazer recomendações ao poder político de como se deve atuar no domínio da literacia financeira.
As suas intervenções, que não se circunscreveram ao tema central e as suas implicações na vida de cada um, demonstram que estão a acompanhar os temas da sociedade e desejam participar no debate político de causas comuns da sociedade para mudar as nossas vidas.
Esta ação revela a importância de envolver os jovens na cidadania ativa de forma a encontrar caminhos de inclusão e participação de todos e para todos.


Uma vez mais o AEVV foi distinguido com o selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'. Esta certificação é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da Comunidade Educativa em promover um ambiente escolar de bem-estar, propício ao desenvolvimento integral de crianças e jovens.
Agradecemos o empenho e a dedicação, e acreditamos que esta distinção será estímulo para a continuidade da promoção do bem-estar escolar envolvendo toda a comunidade educativa, na construção de um clima de não violência e de paz.
