GAAF

banners-1

GAAF

pdfFORMULÁRIO PEDIDO DE INTERVENÇÃO EAAF 2024|2025

 

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA (G.A.A.F.)

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família – G.A.A.F., visa a plena integração de todos os discentes, a promoção dos valores pessoais e de cidadania, o sucesso escolar e a autonomia de todos os alunos e, a participação mais ativa de todos os pais / encarregados de educação, reforçando a díade escola / família, impulsionando o diálogo entre estas. As áreas de intervenção deste serviço são as seguintes:


•Apoio Biopsicossocial;
•Atendimento e acompanhamento de alunos;
•Atendimento e o acompanhamento a pais/encarregados de educação;
•Reforço da relação Escola / Família e Comunidade;
•Realizações de Visitas Domiciliárias – V.D. este ano letivo, no seguimento do ano anterior, as V.D. só se realizarão em casos estritamente urgentes.

O Gabinete está a funcionar de forma a identificar, acompanhar e intervir em diversas situações. É nosso intuito agir em conformidade e parceria com os Técnicos das IPSS locais de forma a não existir sobreposição de auxílios. Cabe à equipa multidisciplinar auscultar, autonomizar e potencializar estes alunos e seus agregados familiares. É fundamental que os discentes aprendam a traçar um projeto de vida autónomo. Procura promover a interação com o meio e a gestão de recursos comunitários existentes na região.


O gabinete é um espaço de escuta dos alunos, onde eles vêm falar acerca dos seus problemas/vivências escolares e familiares, de orientação e escuta, onde é estabelecida uma relação de empatia. Visa potencializar/desenvolver capacidades parentais e envolver os pais na Escola e no percurso escolar dos filhos; prestar Apoio Biopsicossocial; resolver ou minimizar conflitos e problemas familiares; encaminhar para outras Instituições; prestar informações/esclarecimentos e estabelecer a mediação entre pais, escola e Diretores de Turma.


Princípios orientadores do Serviço Social “Ética e Deontologia Profissional”
•Respeito pelas Pessoas;
•Auto determinação dos clientes;
•Promoção do bem-estar humano;
•Integridade profissional e competência;
•Justiça Social.


O papel do Assistente Social com os clientes
•Capacitar – fortalecer a motivação do cliente, apoiá-lo, ajudar a gerir sentimentos.
•Ensinar – ajudar a percecionar os distintos modos de resolução dos problemas, clarificar perceções, oferecer informação adequada, modelar o comportamento.
•Facilitar – definir tarefas, mobilizar suportes, mantendo a liberdade de ação do cliente.

 

Contatos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel.: 234645337 - Escola Sede

 

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box