Notícias
banners-1

REUNIÃO GERAL DE PROFESSORES NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALONGO DO VOUGA

3

 

2

 

1

 

REUNIÃO GERAL DE PROFESSORES NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALONGO DO VOUGA

 
No dia 4 de setembro decorreu a reunião geral de professores do AEVV, onde diretora e restantes elementos da direção, deram as boas vindas a todos os docentes.
Foram dadas orientações para o bom funcionamento do novo letivo, que se avizinha repleto de oportunidades, sucessos e muita alegria.
A diretora passou a seguinte mensagem: 
"O melhor professor do mundo é aquele que faz quilómetros e mais quilómetros de uma ideia para a outra. E que, em vez de se estafar ou esbaforir, nunca desiste de se apaixonar (mais e mais) por ser professor.
O melhor professor do mundo é aquele que, a cada coisa que uma criança lhe conte, agasalha as histórias e lhe adivinha os sentimentos. E, delicadamente, escuta. E tem a cortesia de aconselhar. Sem que se dê por isso.
O melhor professor do mundo, quando sente que lhe faltam as condições para ensinar, inventa-as. E quando os materiais rareiam se recria. E aprende quando dá a aprender. E, quando se põe em dúvida ou vacila em relação a tudo o que a escola lhe confia, apura aquilo em que acredita. E vai. E sabe que as crianças não aprendem com aquilo que se diz; descobrem com os exemplos que adivinham.
O melhor professor do mundo comove-se quando uma criança o descreve como “simpático”. “Baba-se” (de vaidade!!) quando desconfia que os alunos gostam de si .E “perde a compostura” quando algum deles lhe confia um desabafo ou um segredo.Ele é um brincador.E um apanhador de sonhos.Desconcentra pelo entusiasmo com que dá.E desarruma, pela gratidão com que divide.
O melhor professor do mundo é aquele que se entusiasma e se comove.Que nunca é imparcial, quando se trata de conhecer. E que, mesmo quando sente que repete, reinventa. É aquele que conversa.E, entre “o programa” e a paixão, vai por aquilo que intui e desafia.
Ao melhor professor do mundo nunca é indiferente o olhar de um aluno.Tenha eles picos ou o aconchegue. Seja áspero ou aninhado.Ou assustado.Ou, mesmo, vago.Porque ele sabe que quem olha pergunta, muito antes de falar.E que quem sente vê. Antes de ver.
O melhor professor do mundo não passa sem as crianças e cansa-se com elas. Barafusta com a escola e desencanta-se se não a tem. É por isto que eu acho que os professores que são únicos e irrepetíveis, aqueles que se guardam no coração e nunca se esquecem, nunca são professores. São uma mão e um mundo que se dão. E que se guardam. Para nunca mais se desencontrarem ou se perderem!"
Eduardo Sá.
OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box