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Parlamento dos Jovens | Sessão com o deputado Bruno Aragão

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No dia 16 de janeiro, na Biblioteca da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, realizou-se uma sessão de esclarecimentos, destinada a alunos do 9º ano e a membros das duas listas candidatas (A/L) ao Parlamento dos Jovens, com o deputado do grupo parlamentar do Partido Socialista, Bruno Aragão.
Esta sessão, que teve a duração de cerca de duas horas, no âmbito no projeto "Parlamento dos Jovens", decorreu em dois momentos: primeiro o deputado apresentou a Assembleia da República enquanto órgão de poder central e num segundo momento falou sobre o tema escolhido para o "Parlamento dos Jovens", no presente ano letivo. O deputado Bruno Aragão começou por apresentar aos alunos o espaço físico da Assembleia da República, explicando a sua função, constituição e salientando a importância deste órgão e dos deputados que a constituem. Houve ainda espaço para explicar como estão organizados os grupos parlamentares, as principais diferenças entre grupos de esquerda e de direita e quais as comissões de trabalho existentes na Assembleia. De salientar que o discurso do deputado Bruno Aragão foi muito claro, numa linguagem acessível aos alunos, o que incentivou a sua participação, com perguntas às quais o deputado Bruno Aragão foi respondendo com clareza.
Num segundo momento, foi apresentado o tema "Viver Abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa.". Bruno Aragão destacou a importância da escola pública, falou sobre a evolução do ensino público obrigatório no nosso país e salientou a diferença entre a escola de outros tempos e a escola atual. Desafiou ainda os alunos a terem um papel mais ativo, a participarem nas associações de estudantes e noutros projetos, a deixarem "a sua marca" nas escolas. Bruno Aragão congratulou a escola, pela existência de uma associação de estudantes, visto que não há obrigatoriedade da sua existência em escola do ensino básico, referindo que são experiências fundamentais para que os discentes possam ter uma papel mais interveniente no seu próprio futuro, tornando-se cidadão mais ativos e responsáveis. No final houve espaço para os alunos esclarecerem as suas dúvidas e curiosidades, tendo alguns demonstrado bastante interesse pela política.
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