A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e mais especificamente o Programa Eco-Escolas, premiou, novamente, o trabalho desenvolvido na área da educação ambiental e sustentabilidade pelas três escolas do agrupamento de Valongo do Vouga, com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas 2023 a cada uma delas.
Assim, o Agrupamento de escolas de Valongo do Vouga foi, mais uma vez, distinguido como "Eco-Agrupamento", sendo motivo de grande orgulho para toda a comunidade educativa.
O Agrupamento fez-se representar por alunos e professores das escolas de Macinhata, Trofa e Valongo do Vouga na cerimónia de entrega do Galardão, no Dia Bandeiras Verdes - Galardão Eco-Escolas 2023, que decorreu no passado dia 13 de outubro, no Altice Forum Braga. Durante a manhã, decorreu a sessão de balanço e reconhecimento das escolas premiadas em diversos concursos Eco-Escolas,, dos Eco-Agrupamentos e Municípios Parceiros decorrendo, paralelamente, a Eco-Mostra, evento, com múltiplas atividades, jogos e iniciativas, dinamizadas por diversas entidades. À tarde, houve oportunidade para assistir a um espetáculo com a participação de diversas Eco-Escolas e também dos profissionais Miguel Oliveira e Filipe Pinto, onde cada Instituição de Ensino recebeu o seu distintivo, símbolo do compromisso assumido em prol da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Um profundo agradecimento a todos os que se envolveram e contribuíram para a conquista do Galardão referente ao trabalho desenvolvido em defesa do ambiente no ano letivo 2022/2023.