No dia 21 de abril realizaram-se as XV Jornadas Educativas de Valongo do Vouga subordinadas ao tema: “COMER, ESTUDAR, SORRIR E BRINCAR: A (NEURO) QUÍMICA DA FELICIDADE E AS FRONTEIRAS PARA A DEPRESSÃO”.
A pandemia da COVID-19; A falta de recursos; A diversidade cultural e de habilidades dos alunos; A violência e o bullying; As mudanças nas políticas educacionais; A sobrecarga de trabalho,…
Apesar desses desafios, muitos profissionais da educação encontram grande satisfação no seu trabalho e fazem uma diferença significativa na vida dos alunos. Com o apoio adequado e o desenvolvimento profissional contínuo, é possível enfrentar esses desafios e oferecer uma educação de qualidade aos alunos.
Brincar e sorrir são atividades importantes para jovens e para a sociedade em geral, pois têm muitos benefícios para a saúde física, emocional e social.
Em primeiro lugar, brincar e sorrir ajudam a reduzir o stress e a ansiedade.
Além disso, brincar e sorrir ajudam no desenvolvimento cognitivo e social dos jovens. Através de jogos e atividades lúdicas, eles podem melhorar as suas habilidades motoras, aprender novas habilidades e desenvolver a imaginação e criatividade.
A brincadeira e o sorriso são atividades importantes para jovens e para a sociedade como um todo, pois promovem o bem-estar físico e emocional, o desenvolvimento cognitivo e social, e a conexão social. Encorajar jovens a brincar e sorrir pode ter benefícios duradouros nas suas vidas.
É importante lembrar que a felicidade não é uma solução simples para a depressão. A depressão é um transtorno complexo que pode ter causas biológicas, psicológicas e sociais, e requer um tratamento multidisciplinar. Embora comer, estudar, sorrir e brincar possam ser atividades que promovem a felicidade, elas não devem ser vistas como uma solução única para a depressão.