Escola Digital

banners-1

Escola Digital

   EscolaDigital3

 ED LogosEuropaFinanciamento-1

 

 

 

 

 

O que é o Programa Escola Digital
O Programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. Para concretizar, serão distribuídos 2 kits pelos beneficiários: o kit do computador e o kit da conetividade.

No caso do kit do computador, importa referir que há três modelos de equipamento que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta. Já o acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.

CONDIÇÕES GERAIS DE ACESSO AO KIT:

  • Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e de modo gratuito até o aluno concluir o respetivo ciclo de estudos, devendo restituí-los no fim do ciclo de estudos/ período indicado;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos;
  • A instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software) no equipamento informático é expressamente proibida, exceto software para fins exclusivamente escolares.
  • A instalação ou remoção de partes ou componentes (hardware) é proibida.
  • O encarregado de educação/aluno é obrigado a comunicar imediatamente ao Agrupamento em caso de perda ou roubo dos bens equipamentos;
  • É expressamente proibido emprestar/ceder estes equipamentos a terceiros;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.

PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DO KIT

Os Encarregados de Educação ou os alunos irão ser brevemente contactados pelo Agrupamento, a fim de receberem os respetivos Kits, procederem à assinatura do contrato e para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

DEVOLUÇÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

  • Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
  • Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
  • Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
  • Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
  • O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
  • O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.


Apoio técnico aos utilizadores do "Programa Escola Digital"

Informamos os senhores encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga que a equipa interna de apoio ao Programa Escola Digital se encontra na escola sede do Agrupamento para a prestação de apoio técnico presencial ou por telefone, semanalmente, nos seguintes dias e horas:

 Segunda feira: 10:00h às 12:00h (em atualização)
 Quarta-feira: 15:00h às 17:00h (em atualização)

pdfMUITO IMPORTANTE LER ANTES DE INICIAR OS COMPUTADORES- Configuração Inicial dos Computadores Escola Digital

- Especificações técnicas dos computadores

- Restauro de sistema Windows 10 - Recuperação

Configurar cartões de Internet:

  - Hotspot Thingsmatix Tipo I - Para os cartões SIM Vodafone e Nos é necessário fazer este tutorial para ter Internet                        

     Tutorial em Vídeo 1 | Tutorial em Vídeo 2

 

  - Configurar hotspot incluido no próprio computador Tipo II

  - Suporte técnico Inforlândia (Ferramentas e updates para computadores da Escola Digital)

Restauro do PC  Windows 10 

pdfRepor o PC a partir das Definições do Windows 10

pdfRepor o PC a partir do ecrã de início de sessão

Bloqueio inesperado de computadores do Programa Escola Digital

bloqueio

Na sequência de uma atualização dos mecanismos antivírus, existe a possibilidade de ativação do sistema de proteção (CUCo), contra roubo dos computadores cedidos no âmbito do Programa "Escola Digital", onde este sistema está instalado. A não ligação do computador à Internet por longo período, poderá ativar o sistema de segurança CUCO por falta de conexão com o servidor do sistema. O sistema de segurança CUCO, poderá ativar nos caso em que a data, hora sejam alteradas para uma outra que não a atual.

Para evitar o bloqueio do computador será necessário descarregar o ficheiro de correção existente em http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.bat e executá-lo de seguida. Para tal, basta fazer duplo clique com o rato em cima do ficheiro descarregado. De seguida, abrir-se-á uma janela onde se visualizará o desenrolar das alterações. Após finalização do processo, o equipamento encontra-se atualizado. Durante todo este procedimento o computador deve estar ligado à internet. Deverá estar desativado temporariamente o software antivírus antes de iniciar o procedimento descrito anteriormente, e de seguida deverá ser reativado.

Tem-se verificado que alguns computadores, independentemente da marca, dão um erro ao efetuar a atualização do sistema de segurança CUCO. O erro que aparece é: “Este utilitário não foi desenvolvido para este equipamento”.
De forma a ultrapassar esta situação, sugere-se o seguinte procedimento:

  • Caso apareça o erro acima indicado, não volte a tentar efetuar a atualização do CUCO, pois não funcionará;
  • Atualize o Windows 10 até ao final (procurando as atualizações, reiniciando e procurando até o Windows 10, informar que não tem atualizações pendentes).

Caso se verifique um ecrã de bloqueio idêntico ao que é  ilustrado, por não ter sido realizado atempadamente o procedimento anteriormente referido, deverá ser realizado o procedimento seguinte:

- Tutorial desbloquear o Sistema de Segurança CUCO

- Página para desbloqueio Cuco

- Página para descarregar atualização Cuco

- Suporte Técnico INSYS

Esclarecimentos em relação à utilização do Microsoft Office

O pacote Microsoft Office vem de origem no computador, como pré-instalação e demonstração por tempo limitado a 7 dias e por isso sem licença. O fornecimento desta licença não está previsto, nesta fase do programa Escola Digital.

Sugestão de algumas alternativas de solução:

- Usar o Microsoft Office online com a conta escolar Office 365

- Usar o WPS Office For PC ou o LibreOffice que é um pacote de código livre (sem licença) muito semelhante ao da Microsoft que poderá descarregar na página:

www.pt.libreoffice.org

www.wps.com


 

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box