Destaques
banners-1

Mediadores em ação...

O Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga assume como muito relevante a promoção da participação dos alunos na vida académica com vista à construção do sentimento de pertença. Numa perspectiva preventiva, esta necessidade foi aliada à importância de promover competências pessoais e sociais, o que culminou na constituição de um Clube de Mediadores no ano letivo 2013/2014. Os objetivos do clube são: desenvolver competências na área do saber (ex. identificar o conflito como algo normal e inerente às relações interpessoais, identificar as melhores formas de atuar, conhecer técnicas de resolução de conflitos, estar recetivo à mudança). Desenvolver competências na área do saber fazer (comunicar de modo claro e assertivo, realizar atividades de forma cooperativa e a gerir os conflitos). Desenvolver competências na área do saber ser (valorizar as qualidades próprias, respeitar os outros e as diferença, cultivar a empatia tolerando as particularidades dos outros, apreciar o valor da cooperação).

Os mediadores alunos assumem um papel fundamental na gestão de conflitos no espaço escolar e no seu olhar atento que permitem a identificação de situações que carecem de intervenção. Cada mediador aprende a não ficar indiferente e a assumir um papel ativo na sua escola.

Como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano do presente ano letivo, realizou-se no dia 6 de junho na Escola E.B. 2,3 de Valongo do Vouga a entrega dos certificados aos alunos que frequentaram o Clube de Mediadores. Os certificados foram entregues pelo Diretor do Agrupamento Professor Vítor Martins, que enalteceu o trabalho dos alunos e os encorajaram a continuar a trabalhar por uma cultura de envolvimento e construção conjunta do Agrupamento. Este ano letivo participaram no clube 34 alunos, na avaliação do clube, os alunos consideraram que se sentiram valorizados, que conseguiram trazer para o espaço escolar e para as suas relações interpessoais os ensinamentos do clube como o: para, pensa, fala ou para, pensa, faz. Os alunos do clube de mediadores iniciaram a construção de um jogo de tabuleiro sobre relações interpessoais positivas. Assim em Valongo do Vouga continuamos a ter mediadores em ação…

thumbnail IMG 2669

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box