Notícias
banners-1

Receção de Alunos e Encarregados de Educação - Escola Sede - Ano letivo 2018/2019

Receção calendário 18 19 001

Mensagem do Diretor - 2018/19

VALONGO DO VOUGA 2018/2019 – RENOVAR E/PARA CRESCER COM QUALIDADE!

 

IMG 7968

O NOSSO COMPROMISSO COM OS ALUNOS E FAMÍLIAS DESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS É:

 

- TRABALHAR EM PROL DOS NOSSOS ALUNOS, NA LÓGICA DA PROMOÇÃO DE UMA FORMAÇÃO PESSOAL E HUMANISTA, DO SUCESSO EDUCATIVO E DA DIMENSÃO CÍVICA E SOCIAL: a escola deve funcionar como elevador ético, cultural e social.

- RECEBER E INTEGRAR BEM OS NOSSOS ALUNOS: agrupamento preocupado com todos, recebe e apoia todos os alunos, independentemente de origem social, estatuto socioeconómico, necessidades educativas especiais ou qualquer outra condição. E, sem exceções, com transporte público para todos (Câmara Municipal).

- MELHORAR A TRANSIÇÃO ENTRE CICLOS: anossa experiência em vez dos experimentalismos.

- PERANTE A INCERTEZA E A IMEDIATEZ DIÁRIAS, TEIMAR NAS CERTEZAS POSSÍVEIS – sempre em mudança e com menos previsibilidadade do que antes, entre as visões parcelares e as informações falsas, continuar a trabalhar para que a nova geração, que tem um enorme potencial, seja bem (in)formada.

- RODEADOS PELA TECNOLOGIA E PELA HIPERESTIMULAÇÃO, SOBRETUDO NAS CRIANÇAS, POCURAMOS O NECESSÀRIO EQUILÍBRIO ENTRE “O SEMPRE LIGADO” (QUE DESCONECTA AS PESSOAS DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO) E O USO ENRIQUECEDOR DAS TECNOLOGIAS.

- CONTINUAR A SER UMA ESCOLA QUE (SE) PENSA – Ver no tempo dedicado a pensar, a refletir, a monitorizar, uma necessidade, uma premência, entre o silêncio que harmoniza e a crítica que provoca ação.

- AJUSTAR, DIVERSIFICAR, FLEXIBILIZAR as matrizes curriculares, as estratégias de ensino-aprendizagem e os critérios e instrumentos de avaliação. Enfoque central na avaliação formativa.

- PROCURAR incessantemente a MOTIVAÇAO, o sentido crítico e a criatiVIDAde. Temos que procurar pequenas soluções, concretas, passo a passo, a reinvenção calculada das práticas. E dar musculação aos bons projetos.

- APRIMORAR RESULTADOS E METAS, com muito orgulho como Agrupamento TEIP, mantendo a trajetória de melhoria de resultados e de aumento do número de alunos.

- MANTER E MELHORAR HISTÓRICO DE INCLUSÃO - Escolas com ambiente familiar, profissionais com qualificações variadas, especializadas (professores, psicóloga, mediadora/técnica superior de serviço social), diferentes modalidades de apoio educativo-pedagógico, projetos para uma sã competitividade (prémios de mérito, caderneta de cromos, concursos de leitura, de matemática).

- LUTAR PELA/PARA A PERSONALIZAÇÃO, pois o agrupamento tem, em geral, turmas pequenas (nº2 do artº 19º e com o nº2 do artº 20º do Despacho Normativo nº1-B/2017, de 17 de abril) - redução de alunos por turma (Agrupamentos TEIP).

- APOSTAR NUMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA, com saberes e valores - Projetos com excelentes resultados no desporto, na ecologia (eco-agrupamento), na ciência (Ciência nas Escolas), na saúde e nas artes; continuaremos a reforçar a defesa de valores como a solidariedade, o humanismo, a igualdade e a paz e a visão de que vale mais “cabeças bem pensantes do que cabeças cheias.”

- USUFRUIR E PRESERVAR as condições físicas daescola-sede e de três centros escolares novos (Arrancada do Vouga, Macinhata do Vouga do Vouga e Trofa), as quais incluem, entre outras, infraestruturas como um campos de ténis e um campo de mini-golfe.

- COMUNICAR de forma franca, num ambiente familiar e personalizado, procurando que cada aluno goste de ir à escola e lá se sinta bem.

 

 

O diretor, Vítor Manuel T. Martins

 


Manuais Escolares gratuitos.

Manuais escolares gratuitos .

Famílias

1 - Aceda a www.manuaisescolares.pt
e registe-se usando o número de
contribuinte. O número de
contribuinte considerado é o do
encarregado de educação.

2 - Depois de confirmar os dados
referentes ao aluno, descarregue
o(s) voucher(s) (imprimindo ou
usando a aplicação móvel).

3- Consulte a rede de livrarias
aderentes e dirija-se à que mais
lhe convier.

4 - Na livraria, entregue o(s) voucher(s)
para levantar os manuais a que tem
direito.

5 - Confirme que os manuais que
recebeu correspondem ao(s)
voucher(s) entregue(s).

ATENÇÃO!
Cada voucher corresponde a um
código pessoal e intransmissível
e só pode ser usado uma vez.
Apenas o encarregado de educação
consegue aceder aos dados do aluno.

 

manuais

30 de maio - Dia do Agrupamento

dia do agrupamento

Alunos de Valongo do Vouga participam no PISA 2018

pisa AEVV2018

 

O Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga participou no estudo Pisa 2018 (Programme for International  Student Assessment ), promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). O PISA visa avaliar se os alunos de 15 anos (de cerca de 80 países/economias de todo o mundo) estão bem preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana. São também recolhidas informações socioeconómicas aos pais, alunos e escola que permitem contextualizar os resultados dos alunos.

Foram oito os alunos presentes na Sessão de Aplicação PISA, no passado dia 22 de março. Realizaram um teste, em computador, constituído por questões de leitura, matemática e de ciências e, também, por um conjunto de questões sobre a sua literacia financeira.

O PISA pôde contar com a colaboração empenhada da escola e dos alunos que representam o nosso país e foi coordenado pela professora Arminda Silva.

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box