Notícias
banners-1

Parlamento dos Jovens de volta

a

 

b

 

d

 

JOVENS PARLAMENTARES VALONGUENSES
EM EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
Parlamento dos Jovens de volta

No dia 19 de janeiro, decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Valongo do Vouga a sessão escolar do Parlamento dos Jovens, com 14 dos 15 deputados eleitos a esta sessão.

Depois de alguns anos de interregno, o projeto “Parlamento dos Jovens” voltou a ser desenvolvido no Agrupamento de Valongo do Vouga. Este ano, em que o tema a debater para o ensino básico é “Que estratégias para combater a desinformação?”, duas turmas, o 8ºD e o 9ºC, aceitaram o desafio e apresentaram listas candidatas ao Parlamento dos Jovens, cada uma com dez elementos. Depois de debates realizados em Cidadania e Desenvolvimento e em Expressão Dramática, e uma atividade sobre o tema com o Jornal de Notícias, cada lista apresentou a proposta de três medidas que se poderiam desenvolver para combater a desinformação.

Após uma campanha eleitoral, que decorreu entre 12 e 14 de janeiro, realizou-se o ato eleitoral, que decorreu no dia 18 de janeiro e no qual, de um universo de 376 eleitores, participaram 191 alunos. Após a contagem dos votos foram eleitos 10 deputados da lista B, do 9º ano, e 5 deputados da lista A, do 8º ano.

Na sessão escolar, presidida e secretariada por duas das deputadas eleitas pela lista B, respetivamente as alunas Bruna Santos e Carolina Caetano, foram apresentadas e votadas as medidas de cada lista. As medidas mais votadas irão compor o projeto de recomendação da Escola. Foram ainda eleitas, como deputadas à Sessão distrital, que irá decorrer no dia 4 de abril em Aveiro, as alunas Victoria Alcobia e Lara Santos, do 9º ano, ficando como suplente a aluna Mafalda Miranda, do 8º ano. A aluna Carolina Caetano foi a candidata à presidência da mesa na sessão distrital, escolhida pelos deputados presentes na sessão.

Participaram também na comissão eleitoral e na mesa eleitoral as alunas Maria Glória, do 9º B, e a Joana Jesus, do 8ºB. Para além disso estiveram presentes na mesa eleitoral a Maria Francisca Mendes, do 8ºD, e a Leonor Ferreira, do 9ºC. A Comissão Eleitoral foi presidida pela docente Carla Freitas.

OS NOSSOS BLOGUES

 
 
eco-off
 
biblioteca-off
 
 

S5 Box